sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Curso Online de Fotografia 2010 - Story to tell - Fotografando no Manual - Inscrições abertas


Ontem me peguei pensando sobre o curso de fotografia... Como tudo começou, e hoje iniciando a segunda versão dele...Entre um pensamento e outro me veio a lembrança de uma época enquanto trabalhava como professora de inglês. Numa tarde quente, professores reunidos e o tema do dia tinha algo de diferente no ar. Conteúdos e práticas de aulas pareciam assunto fora da pauta. O encontro em questão acontecia devido a uma diferença significativa e crescente diga-se de passagem, que estava acontecendo entre o que era prometido ao aluno que ingressava no curso da escola e o que realmente ele encontrava nas aulas.Para solucionar o dilema apresentado, foi sugerido que por um momento professores se tornassem alunos em potencial, ouvintes da filosofia e programa da escola que era transmitido pela secretaria da escola a todos que se interessavam em iniciar sua aprendizagem ou dar continuidade a aquisição da língua inglesa. Confesso que após 15 minutos de conversa com a simpática moça a minha frente, eu mesma queria me matricular naquele mundo mágico onde tudo estava ao meu alcance...Onde o material, o professor, a midiateca, a discussão em sala de aula facilmente criavam um ambiente lúdico, perfeito para que eu aprendesse inglês em poucos meses. Enquanto ela falava, perguntava-me porque eu então, demorei muito mais do que 3 meses para ouvir, falar, escrever em outra língua que não fosse a minha. Demorei anos, e detalhe ainda continuo aprendendo......Talvez estivesse aí, na venda desse mundo mágico, acessível a todos sem esforço algum que muitos dos alunos que logo após terem feito sua inscrição na escola, o início da grande frustração ao perceberem que mais do que 3 ou 4 meses ,falar a tão desejada língua levaria anos....Com práticas em sala de aula , com aqueles sons estranhos, nada lisonjeiros de se pronunciar por aqueles que nunca o experimentaram. Com lições de casa....Agora sim estava claro a discrepância e falha entre o que era prometido e o que realmente acontecia......Estórias a parte, essa lembrança me veio forte porque é exatamente assim que quero começar a convidar você a vir fazer ou refazer o curso de fotografia online comigo. Não existe aprendizagem sem comprometimento de ambas as partes...Daquele que ensina, e daquele que está lá para aprender....Gostaria eu que todos os moldes de roupas lindos que tenho em casa se bastassem para que minha costura saísse perfeita. Que todos meus livros de fotografia e lentes da minha câmera por si só me levassem a excelência nesta arte. Dominar algo exige mais do que o material nos proporciona, exige nós...Nosso tempo, nossa disposição, nossa dedicação, nossa curiosidade, nossa vontade, nossa inspiração,nossa prática e principalmente nossa disciplina. Por isso de minha parte me comprometo a trazer o melhor texto que eu puder escrever, a minha mais inspirada foto, o melhor incentivo que eu puder buscar para que você aprenda mais do que fotografar...Para que você aprenda a ver os mundos com novos olhos...Olhos de quem cria....De quem guarda, de quem preserva......De quem vê além do que se apresenta.....Preparado (a)? Comprometido (a)? Bem-vindo (a) ao nosso Curso Online de Fotografia 2010.......

Depoimentos dos alunos que já fizeram o curso....

....... o curso foi excelente... eu me diverti muito, o que era meu plano desde o início.... eu já consigo dominar um pouco mais minha câmera... eu consigo fazer as fotos como eu queria para deixar meu scrap mais bonito... enfim..... TODOS os meus objetivos foram alcançados.
O material é excelente... vc é muito antenada e dedicada, perfeccionista.... super prestativa....
Os prazos ficaram ótimos...... as postagens no domingo ficaram ótimas pra mim.... porque conseguia organizar tudo no finde para postar.....


......... mas achei tudo muito bom..... recomendo SIM!!! E tem gente por aqui super interessada.. Espero que a gente se encontre por aí, clicando ou no mundo do scrap..... será um enorme prazer e afinal de contar a primeira teacher de fotografia é como o primeiro soutien..... a gente nunca há de esquecer....Bjs e muito obrigada por seu carinho e sua enorme dedicação!!!!
Laura Izola

Nós é que temos que agradecer a vc, Cris!
E vou te dizer o que fez toda diferença entre o outro curso que eu tinha feito(presencial) e esse seu: a maneira despretensiosa de ensinar as lições.
Pq a fotografia, nessa parte de ISO, velocidade, etc... é meio maçante, né?? Eu lembro que chegava no curso e me dava até sono de ficar ouvindo o professor dar aula como se fosse de matemática.
Sem contar que primeiro ensinava toda a teoria, pra então seguir pra prática só no final (e aí vc já tinha esquecido tudo).
Então, acho que o sucesso do seu curso é justamente a maneira divertida de nos dar a lição, e a prática logo em seguida.
Beijoooos!!
Carla Pascual

Dúvidas já respondidas a respeito do curso....
trarão uma câmera para mim de lá (provavelmente uma Nikon D90 com lente 18/135mm). Mas eu não sei mexer. E já ouvi falar que se vc tem uma máquina destas e não sabe mexer provavelmente fará fotos piores do que com a máquina compacta.Então eu quero saber se este curso poderá de alguma forma me ajudar a conhecer melhor a minha máquina e aprender a mexer em suas funções báscias. Embora saiba tb que com o tempo as fotos vão se tornar cada vez melhores.

Quando projetei o curso pensei em atender o aluno que quer melhorar suas fotos tanto do lado instrumental, técnico, ou seja domínio de conhecimentos importantes no manuseio da máquina, quanto aquele aluno que quer melhorar suas fotos do ponto de vista de conhecimento de composição. Ou seja , onde focar, que ângulo usar, que cores se ater.....Enfim dois conhecimentos super importantes e que ao mesmo tempo exigem da gente habilidades diferentes para se aprendê-los. Um relaciona-se ao visual da foto (lado de design, artístico) o outro se relaciona a dominar conhecimentos operacionais para se atingir o efeito desejado. SIM a resposta é sim....Através do meu curso você vai aprender a entender sua máquina...Existem quatro tópicos exclusivamente técnicos no curso que vão mostrar a você o que significa trabalhar com abertura, velocidade e ISO.Porém é importantíssimo que antes do curso começar, você leia o manual da sua máquina.....Porque? Pense na pessoa que vai aprender a dirigir um carro. Antes de entrar no carro e acelerar ela precisa saber onde fica a embreagem, o freio, o acelerador.....O professor vai ensinar a ela como fazer para que tudo aquilo funcione junto. Então lendo o manual da sua máquina quando o tópico for abertura, você já vai saber do que eu estou falando e achar com facilidade na sua máquina. Se estamos falando de ISO, mesma coisa....Enfim oque é, para que serve e como utilizar o curso vai abranger...Mas onde e como regula na sua máquina cabe a você saber para que a gente possa produzir lindas fotos....Posso dizer...É apaixonante descobrir o que você consegue fazer com sua máquina. É um novo mundo...Demais! Sem querer encumpridar esse e-mail eu me lembro até hoje a primeira fez que consegui produzir uma foto com profundidade...AFFFFF.....Fiquei com sorriso de laço por muitos dias....E o mais legal de tudo é que eu nunca tive ninguém eu digo fisicamente do meu lado para me ajudar....Eu aprendi tudo com minhas teachers via internet.

Achei muito bacana sua iniciativa de fazer este curso!
Minha dúvida é com relação aos horários, terei que estar on line em determinado horário para fazer o curso, ou vc irá disponibilizar o material e eu farei quando tiver disponibilidade? como vai funcionar neste aspecto?
bjkas

O legal deste curso é exatamente isso. O material de áudio e escrita fica disponibilizado no fórum para vc acessar e fazer o download a hora que quiser....Você pode fazer o curso no seu ritmo e tirar suas dúvidas na hora que achar melhor. O cronograma foi planejado para que tudo tenha tempo e espaço para prática dentro da sua disponibilidade.Para cada lição de casa passada você tem 7 dias para postá-la no fórum. Ou seja dentro do seu horário você cria sua rotina para estudar o curso.

Li a introdução e me interessei muito sobre o curso, porém já tentei outras vezes fazer cursos de fotografia e um não terminei por problemas de última hora que não me deixaram comparecer na aula e outro fiz para melhorar minhas fotos para scrap book, porém confesso que fui com intusiasmo e apesar de serem craques no que fazem não me animei, pois tenho um pro-sumer (acho que é assim que se escreve) e todo a aula era com máquinas profissionais e me complicava na lição de casa... o outro curso foi divertido, porém também não consegui desvendar os mistérios da minha máquina...rsrs... sempre me perco na velocidade e na abertura... e acabo utilizando o automatico. Gostaria de fazer seu curso, pois sempre aprendemos coisas novas, mas será que conseguirei utilizar a minha máquina (nikon 5700) tranquilamente ou precisarei de uma profissional onde podemos regular o foco?
Eu sei com é difícil entender a parte de abertura e velocidade...Confesso que levei um tempo para entender eles e começar a fotografar no manual....Na verdade lidar com os dois é bem simples quando vc sabe exatamente como funcionam e qual te interessa mais no momento. Porque uma vez decidido a intenção da foto e decidido em qual vc vai dar ênfase o outro acompanha pela própria regulagem da maquina....Parece papo de doido, eu sei...Minhas explicações levam em conta essa dificuldade e acho que finalmente vc vai aprender! Pelo que eu vi pela internet sua Nikon é mais do que suficiente para o curso...Pelo que eu li sobre ela na internet ela tem um ZOOm legal e uma abertura maravilhosa... A classic design employing a 180,000 pixel digital reflex viewfinder. 5 megapixels, 8x optical zoom: 8.9-71.2 mm f/2.8-4.2 (35-280 mm 35mm equivalent). Focuses to 0.8 inches in macro mode. Such designs typically have larger zoom ratios than cameras with separate viewfinder windows. Dimensions (WxHxD): 4.3x3.0x4.0 inches (108x76x102 mm); large for a compact digital. Weight: 16.9 oz (480g) without battery. Though its image quality is excellent, Michael Reichmann found its operation to be clunky.
Dos 12 itens do curso, 4 vão ser bem técnicos e os outros 8 vão abranger composição de foto, estilo......

Quero muito fazer o seu curso, se encaixa no que eu quero, perfeitamente... não quero seu um profissional,mas quero fazer fotos legais das minhas criancas, dos meus Los, enfim.... quero er uma máquina bacana também....Hoje não tenho uma máquina profissional e quero saber se dá pra fazer as licoes com a minha pessoal, uma sony, cybershoot, 10megapixels, sem lente.... só zoom e pronto.Super beijo!!!!
Dá sim para vc fazer...Existem tópicos que se encaixam com o que vc quer...Composição de foto, estilo, como usar luz, onde achar inspiração!!!!Praticamente dos 12 tópicos que vão ser trabalhados, 8 serão bem aproveitados por você e 4 vão ser mais específicos para quem tem câmera mais profissional. Mesmo dentro desses 4 tem algo que vai aparecer na sua máquina!Qualquer outra dúvida me escreva!


Informações sobre o curso

Tema – Habilitar o aluno a aprender a tirar fotos no Modo Manual.

Data - 22 de Fevereiro a 17 de Maio (3 meses de curso)

Material – Textos, fotos, vídeos , chats disponibilizados via fórum online. Todo material ministrado é digital

Horário – De acordo com a disponibilidade do aluno.

Local – Aulas e material serão disponibilizados via fórum.

Preço – 150,00 (pagamento via depósito bancário)

Contato - cpansiera@gmail.com

7 comentários:

Pati G. disse...

Oi Cris, me interessei pelo curso. Na verdade já fiz um curso de fotografia e vi parte técnica. Agora queria algo diferente, mas ainda tenho dúvidas quanto à técnica.
Tenho uma Canon t1i e adooooro. Até quando serão feitas as inscrições?

Flávia disse...

Oi Cris
Ainda é possível a inscrição no curso? Obrigada.

Unknown disse...

Me interessei pelo curso, mas jpa estpa começado, dá tempo de entrar? ou você tem outro preparado?
Bjs
Lívia
lledier@gmail.com

Mônica Ruschel disse...

também gostaria de fazer o curso, será que ainda consigo?
Mônica

Unknown disse...

Oi Cris,

Cheguei atrasada quando começar outro curso me avisa que eu quero meu e-mail é crmegale@uol.com.br
Bjs
Cris

Norminha disse...

Já fiz umas mini-aulas de fotografia, mas nunca saio do memso passo! Adoraria ser informada quando iniciar o próximo curso embora eu tenha uma compactazinha e perdi meu manual.... Aguardo boas notícias!

Teste disse...

Oi Cris,

Quando você começará outra turma? Ganhei uma nikon D5000 e preciso urgente usar meu brinquedo novo, rsrs